segunda-feira, 16 de abril de 2012

CAMPINAS -SP


Campinas é um município no interior do estado de São Paulo. Em 2011 sua população foi estimada pelo IBGE em 1 088 611 habitantes, sendo que em 2010 era o terceiro mais populoso de São Paulo (ficando atrás somente de Guarulhos e da capital) e o 14º de todo o país.
No município predomina a mata atlântica. Com uma taxa de urbanização da ordem de 98%, o município contava em 2009 com 373 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,852, considerando-se assim como elevado em relação ao país, sendo o sétimo maior do estado.[9] Campinas faz parte do chamado Complexo Metropolitano Expandido que ultrapassa os 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul.
Campinas foi fundada em 1774. Entre o final do século XVIII e o começo do século XX, a cidade teve o café e a cana-de-açúcar como importantes atividades econômicas. Porém, desde a década de 1930, a indústria e o comércio são as principais fontes de renda, sendo considerada um polo industrial regional. Atualmente é formada por quatro distritos, além da sede, sendo ainda subdividida em 14 administrações regionais, cinco regiões e vários bairros.[11]
Décima cidade mais rica do Brasil, hoje é responsável por pelo menos 15% de toda a produção científica nacional, sendo o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro. Tem também diversos atrativos turísticos, com valor histórico, cultural ou científico, como museus, parques e teatros. A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, fundada em 1974, é considerada como uma das principais do país.

Nenhum comentário: