quinta-feira, 8 de março de 2012

PIRECICABA -SP


A cidade é um importante polo regional de desenvolvimento industrial e agrícola, estando situada em uma das regiões mais industrializadas e produtivas de todo o estado de São Paulo. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para a população da cidade era de 368 843, em 2009[7].

Em 1821, a freguesia foi elevada à condição de vila, com o nome de Vila Nova da Constituição, em homenagem à Constituição Portuguesa daquele ano. Com a elevação à condição de vila e com o desenvolvimento do cultivo da cana-de-açúcar, a vila se desenvolveu rapidamente. Já em 11 de Agosto de 1822, foi realizada a primeira reunião da que viria a ser a futura Câmara de Vereadores da cidade.

Piracicaba é uma das maiores forças econômicas do interior paulista. O município é o 46º mais rico do Brasil e exibe um Produto Interno Bruto de 8 800 000 000 de reais. Piracicaba é também a quinta cidade do estado em valor de exportações (1 100 000 000 de dólares estadunidenses em 2004, um crescimento de 71 por cento em relação ao ano anterior), superando cidades de maior vigor econômico como Guarulhos e Campinas.

O complexo industrial da região de Piracicaba é formado por mais de 5 000 indústrias, destacando-se as atividades dos setores metalúrgico, mecânico, têxtil, alimentício e combustíveis (produção de petroquímicos e de álcool).
Entre as principais indústrias da cidade estão: Delphi Automotive Systems, Dedini Industrias de Base, Caterpillar, Arcelor Mittal, Kraft Foods, Case, Fibria, Cosan, NG Metalurgica, Klabin, CJ Corp, entre outras e a cidade se prepara para receber a montadora coreana Hyundai, que tem como previsão iniciar suas atividades no distrito industrial Uninorte no segundo semestre de 2011, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.

Nenhum comentário: