quarta-feira, 7 de março de 2012

CAUCAIA -CE


A região às margens do rio Ceará e aos aredores das serras metropolitanas, eram habitadas por diversas etnias Tupi e Tapuia, tais como os Potygauara, Tapeba, Apuiaré, Jenipapo, Parnamirim, Anacé, Cariti, Panatiquarema,[7][9] e outros, antes da passagem dos jesuítas Luís Figueiras e Francisco Pinto no século XVII.
Depois da saída do Ceará dos holandeses,[10][11] e a reconquista da região pelos portugueses, iniciou-se o processo de catequese en aldeamento dos índios, resultando a criação do Aldeamento de Caucaia, na segunda década do século XVII.
A partir de 1759, depois da expulsão dos jesuítas, a Aldeia de Nossa Senhora dos Prazeres de Caucaia, passou a ser conhecida por Vila Nova de Soure. Neste mesmo período os índios Tremembé, deslocam-se para este aldeamento, mas devido a fracasso de adaptação estes retornam a Itarema.
Com a expansão da pecuária, as sesmarias e o povoado ao redor de igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, durante o cima referido século, a vila consolida-se como um centro urbano.
Em 1917, com a criação da E. F. Fortaleza-Itapipoca, ou ramal de Itapipoca da RVC, Caucaia firma-se como centro regional com quatro estações de trem (Caucaia[12], Boqueirão[13], Arara/Guararu[14], Cauípe[15] e Catauna[16])
Com a criação da RMF, Caucaia expandiu-se como centro habitacional e industrial.

A economia local é baseada na agricultura: algodão, banana, caju, cana-de-açúcar, mandioca e feijão; pecuária: bovino, suíno e avícola.O turismo também é uma importante fonte de renda devido os atrativos naturais, arquitetura colonial, cultura indígena e locais de peregrinação (turismo religioso):

Nenhum comentário: